sábado, 13 de setembro de 2008

O FANTASMA DO PARAISO

A muito tempo atrás, eu assisti na globo, durante a madrugada este filme e virei imediatamente fã. Na epoca, era o começo da "era video cassete" aqui no Brasil, e eu ainda não o tinha, então não gravei, (é lógico). Com o passar do tempo eu me esqueci deste filme.

Alguns anos atrás, já em posse de moderníssimos equipamentos de audiovisual (video cassete e dvd player), lembrei me do filme e primeiramente consegui comprar o CD da trilha sonora na loja Baratos Afins, na galeria do rock. Depois adquiri o DVD importado, no site CDNow. (descobri hoje que tem este DVD no site das lojas americanas, nacional, portanto com legendas em português).
abaixo segue o resumo do filme, quem quiser assistir, aconselho a não ler.

Lançado no Brasil em 1976 com o titulo de “O Fantasma do Paraíso”, o filme inclui de ainda mais relevante as composições do excelente, porém pouco prestigiado Paul Williams. Suas letras e melodias estão perfeitas para o projeto, cada canção contendo uma história em si, ao mesmo tempo em que perfeitamente relacionadas ao filme e à cena em questão. Curiosa a carreira deste cavalheiro de estatura baixa, pois embora nunca tenha conseguido um hit de expressão nas paradas de sucesso, Williams tem obtido considerável sucesso através de suas canções gravadas por outros artistas. É o caso dos hits internacionais “Rainy Days And Mondays” e “We’ve Only Just Begun” com os Carpenters, “I Won’t Last A Day Without You” com Barbara Streisand, ou “Just An Old Fashioned Love Song” com a banda de rock Three Dog Night. Sendo assim, não é surpresa que sua carreira solo pouco deslanchou. O baixinho Williams no entanto é um rosto relativamente bem conhecido, muito graças à sua grande simpatia e incursões no cinema e televisão. Inclusive ele faz o papel do produtor musical Swan. (figura ao lado)

Em Fantasma do Paraíso, o enredo une partes das histórias do Fantasma da Ópera com a lenda de Johann Faust, (Fausto) salpicados de alusões a filmes como “Frankenstein” e “Psicose”. Tudo apresentado em meio a contextos dentro da industria fonográfica durante a década de setenta.

Nesta historia, Swan é creditado como o grande responsável por todas as revoluções lucrativas que ocorreram no rock, como também o criador de todos os seus subgêneros. Funda a sua gravadora, que no roteiro original chamava-se Swan Song, termo que significa “a última obra""o canto do cisne". Infelizmente o nome já constava como sendo patenteado e pertencente aos quatro membros do Led Zeppelin, que através de seu empresário Peter Grant, proibiram o seu uso no filme.

Sendo assim, a gravadora ganhou um novo nome, menos sutil porém igualmente apropriado, Death Records. O símbolo da gravadora torna-se um pássaro morto, onde se percebe uma analogia à curta vida da carreira de certos artistas. Será também uma cutucada na vida curta da geração paz e amor vivida em Woodstock, que tem em seu símbolo, um pássaro sobre o braço de um violão?


Trabalhando fielmente para o Swan está seu assistente Arnold Philbin, vivido por George Memmoli. Philbin é um sujeito que entende bem a indústria e seus artistas. É ele quem conversa e mantém os artistas focalizados nas necessidades do espetáculo. Ele também é quem oferece a recreação farmacêutica sempre que percebe alguém excessivamente estressado e querendo deixar suas funções. Philbin mesmo não faz uso.

Outra função de Philbin é ajudar Swan a encontrar uma banda com material digno para a estréia de seu novo clube noturno, chamado “O Paraíso”. É aí que entra o personagem principal da história, o compositor Winslow Leach, vivido por William Finley. Winslow, um sensível e desconhecido compositor, atrai Swan graças a sua recente composição, uma opereta inacabada baseado na vida de Fausto. Iludido pela promessa de um contrato e investimentos em sua carreira, Winslow vê-se roubado de suas composições e sendo sentenciado à prisão perpétua.

Na cadeia, ao ouvir uma de suas composições tocando no rádio, totalmente corrompida a um formato comercial, Winslow é tomado por tamanho ódio que o enlouquece. Seu ódio porém lhe confere forças descomunais. Ele foge da cadeia, vandaliza o escritório da gravadora, e depois tenta destruir a prensa de discos em uma desesperada tentativa de salvar a integridade de sua música.

Apanhado em flagrante, Winslow acaba sofrendo um acidente com a prensa, que desfigura metade de seu rosto e destroi sua voz. Dado como morto, ele secretamente invade o teatro do Paraíso, onde encontra uma máscara e uma fantasia. Passa então a aterrorizar todos que cantam suas composições, tornado-se o Fantasma do Paraíso.

Mas como o verdadeiro Faust, Winslow, antes de se tornar o Fantasma, apaixonou-se pela bela Phoenix, que buscava uma oportunidade de fazer parte do espetáculo na vaga de backing vocal. Após tentar matar membros da banda The Beach Bums por cantar sua música durante um ensaio geral, o Fantasma e Swan acabam negociando um acordo onde a matança cessaria caso se coloque a Phoenix como estrela única da opereta.
O Fantasma compõe para Phoenix. Swan evidentemente trai o Fantasma, trancando-o em um estúdio até completar a obra ainda inacabada. Sem a interferência do Fantasma, Swan busca e encontra um cantor afeminado e cheio de purpurina no melhor estilo glam rock. Swan então promove o que ele passa a determinar como sendo a próxima nova onda do mercado. Vivido por Gerritt Graham, este personagem é identificado pelo singelo nome de Beef.
Ao descobrir a traição, o Fantasma, novamente tomado por uma fúria insana, consegue escapulir de seu cativeiro e assassinar durante a apresentação, mais um que ousa cantar uma de suas canções no lugar de Phoenix. Contratada apenas como cantora para o coro, Phoenix se vê então colocada diante do público a cantar solo, terminando assim a noite de estreia e apaziguando a demência do Fantasma. Swan percebe o potencial comercial que é ter um assassinato ao vivo diante de um público pagante e trama sua viabilidade subsequente. Phoenix acreditando que Winslow esteja morto tem apenas Swan à agradecer pela sua oportunidade e futuro de sua carreira. Ele a toma para si, na tentativa de manter o Fantasma sobre controle. Misturando sentimentos de ira e frustração, o Fantasma acaba descobrindo o grande segredo de Swan e o poder atrás de seus contratos.
O Fantasma e Phoenix Descobre também sobre as preparações feitas para o casamento de Phoenix com Swan a ser realizado em pleno palco, como parte do espetáculo. Planos incluem como atração especial, o assassinato da noiva. O Fantasma atrapalha o atirador de elite, mata Swan e salva a vida e alma de Phoenix em detrimento de sua. Desmascarado, Phoenix finalmente percebe na metade do rosto ainda intacta do falecido Fantasma, o rosto de seu amigo Winslow.

O filme não é pretensioso, sem contar com um orçamento muito alto, mas prima pelo bom casamento entre história e música. O Fantasma do Paraíso não é uma película recomendável para menores de quatorze anos.

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